';

O BRANDED CONTENT

Branded Content é uma forma de comunicação que usa a criação de conteúdo como um meio de promover uma marca específica (fonte wikipedia).

São muitos os profissionais que procuram definir o Branded Content e são várias as definições existentes, no mínimo vagas, que nem sempre conseguem fazer a clara distinção entre product placement, softsponsoring, brand integration e branded entertainment. Na realidade, poderíamos dizer que o Branded Content ainda é um mundo complexo que se está a encontrar e definir. Mas uma coisa é certa, todos estão de acordo em afirmar que, mais cedo ou mais tarde, o Branded Content deve fazer parte da agenda de qualquer marketeer.

No Branded Content, a marca já não é simplesmente integrada no conteúdo, os seus produtos já não são simplesmente colocados no mesmo como no caso do product placement. E já não se trata para uma marca de patrocinar um conteúdo e sim de passar a financiar e/ou produzir o mesmo, com objetivos concretos e mensuráveis.

Da mesma forma, o Branded Content vai mais longe em termos de storytelling e coloca  o conteúdo dentro da marca. A marca deixa de fazer parte do enredo para fazer parte do elenco, abrindo-se o caminho para uma ligação emocional mais forte com o consumidor, sendo o objectivo gerar “share of heart” mais do que “share of mind” como na publicidade tradicional.

Alguns exemplos de sucesso (infelizmente relativamente aos quais não temos qualquer crédito) … “The Lego Movie” ou ainda com o budget muito menor, o nosso preferido “Two Bellmen” dos hotéis Marriott… sendo que não é o budget que define a qualidade do Branded Content (embora como em tudo ajude), mas sim a combinação de talentos na sua conceção e produção.

O Branded Content implica saber encontrar um equilíbrio entre uma necessária implicação da marca no conteúdo e a desejada liberdade criativa implícita em qualquer produção. Saber combinar know-how na produção de conteúdos e experiência em publicidade. Ter experiência em produção mas também capacidade para saber contar uma história… sendo que em última análise, o Branded Content deveria ser um conteúdo genuíno, criativo, acessível, fácil de gostar, que cumpre os objetivos da marca e que tem qualidade e relevância suficiente para nos interessar e para o querermos partilhar.

A sua marca tem uma história a partilhar? Nós temos os talentos para a contar.